CONCERTO  HAMLET

 
 



As 11 improvisações que Nicholas McNair compôs para a produção de Hamlet, do Teatro Instável (entretanto editadas em CD), são tocadas ao vivo neste concerto, intercaladas com a leitura de pequenos excertos da peça de Shakespeare, que contextualizam cada trecho. O espectador é previamente convocado para a trama geral da tragédia Hamlet, e depois, pela voz de André Gago, escuta as palavras de algumas personagens centrais: Polónio, Cláudio, Gertrud, Laertes, Ofélia e o próprio Hamlet. Seguem-se, alternadamente, as improvisações de Nicholas McNair... e cabe então aos espectadores construir em imaginação a encenação que o sentido das palavras e da música lhes sugerem.


A EDIÇÃO EM CD


No dia 2 de Janeiro de 2007, com a colaboração de João Ludovice na captação, McNair sentou-se ao piano Steinway & Sons do Centro Olga Cadaval e, durante duas horas, fez o que lhe é próprio: numa torrente contínua, compôs improvisando os onze temas em que trabalhara

mentalmente nos meses anteriores, desde que aceitara o desafio que o Instável lhe havia proposto de criar um universo sonoro para Hamlet.


O respectivo CD foi editado pelo Instável, em 2008.

 
música das palavras, música com palavrasConcerto_Hamlet_files/10%20Faixa%2010.m4a.zip







Nicholas McNair reside em Portugal há mais de vinte anos. É professor de
Improvisação na Escola Superior de Música, e tem uma extensa
actividade de colaboração com orquestras e músicos nacionais e
estrangeiros, bem como na área do Cinema e do Teatro, tendo composto,
em tempo real, como gosta de descrever o seu processo de
improvisação, centenas de músicas para filmes e bandas sonoras de
espectáculos teatrais.Concerto_Hamlet_files/10%20Faixa%2010.m4a_1.zip