MÁSCARAS PORTUGUESAS

colecção de andré gago

 
 



Desde 1986 que André Gago vem realizando um trabalho de pesquisa e recolha sobre as festas mascaradas de Trás-os-Montes, numa perspectiva que se poderia inscrever na corrente da antropologia teatral. As festas dos Caretos ou dos Rapazes, de Stº Estevão, do Chocalheiro ou o Carnaval de Podence e Lazarim fazem da região trasmontana o lugar por excelência da máscara no território nacional. Trata-se, essencialmente, de festas de cunho pagão, originalmente associadas a ritos agrícolas e de passagem, através da reinstalação simbólica de um caos primordial do qual possa renascer e renovar-se a vida da aldeia, dos seus habitantes, dos seus animais e das suas culturas.

 

Esta exposição itinerante apresenta máscaras originais de vários mascareiros trasmontanos, bem como fotografias e fatos, fruto dessa recolha.


Na sua actual forma, a exposição foi apresentada pela primeira vez na Galeria S. Jorge, no castelo de S. Jorge, em Lisboa, em Fevereiro/Março de 2005. Em Setembro do mesmo ano, foi apresentada no Museu de Arte Sacra de Alcochete, onde pôde ser apreciada por mais de 2.000 visitantes. Em Fevereiro de 2006 esteve patente na Galeria do Palácio do Infantado, em Samora Correia. Em 2008, esteve no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, na Biblioteca Municipal de Cascais, no Instituto Politécnico de Beja e no Centro Cultural da Malaposta, em Odivelas. Em 2009, a exposição viajou até ao Porto, onde pôde ser apreciada no Centro Regional de Artes Tradicionais, e seguiu depois para o Pinhal Novo.

 

Anteriores formatos da exposição foram apresentados em Lisboa, no Palácio Foz, em Bruxelas, no Centre Culturel d'Anderlecht, em Loures, na Galeria do GAJ, no Barreiro e na Junta de Freguesia da Pontinha.

 

As máscaras e os fatos são expostos num conjunto de 11 suportes de pé em ferro côr grafite e suportes de parede brancos.

Todas as fotografias estão emolduradas.

Todas as peças estão legendadas em português e inglês.

 

máscaras tradicionais do ciclo de inverno

Youtube


http://www.youtube.com/watch?v=N3nF5WSZM-g





Exposição de máscaras, fatos e fotografias das festas mascaradas de

Trás-os-Montes


















Fotografias:

André Gago, Joaquim Nicolau e Carlos

Oliveira

Edição:

José Azevedo Impressão:

Carlos Restani


Concepção

de Suportes:

António Viana


Apoios:

Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Português da Juventude, EGEAC, Câmara Municipal de

Mogadouro